quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EXTRA! EXTRA! EXTRA!

O nosso blog esteve um pouco parado no último mês devido a várias mudanças que ocorreram nesse período.

A Festa de Dia das Crianças no dia 12 de outubro foi o último evento que movimentou a comunidade. Em um momento de diversão e lazer, as crianças puderam comemorar o seu dia brincando, dançando e praticando esportes! As fotos estarão disponíveis no Orkut em breve.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=12173329538927687410

A classificação do Concurso de Redação já está quase pronta!

Aguardem para saber quem faturou as bicicletas!

Infelizmente, o prédio da Casa de Cultura teve que ser desocupado por ordem judicial. A partir de agora precisamos unir esforços para que a nova sede seja erguida o quanto antes.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Resultado do Concurso de Redação sai em breve

As redações do Concurso de Redação da Casa de Cultura Evailton Vilela já estão sendo corrigidas.
Realizado no dia 25 de setembro, o concurso que contou com 270 inscritos e 170 presentes, irá premiar as 50 melhores redações.

O concurso visa incentivar a formação infantil e manter crianças e adolescentes longe das drogas e da violência.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ATENÇÃO!

A CCVE promove palestra para orientação acerca do crack.

A policial feminina Karina aborda a temática na próxima terça-feira, 21 de setembro, às 14h30min no Salão da Casa de Cultura.

A palestra representa mais uma etapa na luta contra o crack e pode servir de base para os textos que os jovens farão no 1° Concurso de Redação da CCEV, no dia 25 de setembro.

O presidente da Casa, Negro Bússola, considera fundamental as crianças terem acesso ao máximo de informação possível sobre o crack, o qual tornou-se epidemia no Brasil. Segundo ele, o contato, mesmo que indireto, desses jovens com a droga é grande, através de familiares, amigos e/ou vizinhos dependentes da droga.

"Os jovens sabem o mal que o crack causa à vida de todo mundo, o novo desafio é instruir as crianças a não experimentarem a droga. Fazemos isso proporcionando formas de prazer saudáveis, como o esporte e a dança".


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Projeto Arte Mulher Casa de Cultura

Toda quarta-feira, das 14h às 16h, são ministradas aulas de artesanato na Casa de Cultura Evailton Vilela. Os materiais usados nos trabalhos vem de doações e as professoras são voluntárias dos bairros São Mateus e Bom Pastor.
Futuramente o artesanato irá gerar renda para as mulheres da comunidade.

"A ideia surgiu da necessidade das mulheres da comunidade ocuparem o seu tempo ocioso, sendo uma alternativa no tratamento de problemas como a depressão." - afirma Maria Angélica Januário, vendedora.




A Casa de Cultura Evailton Vilela fica na Rua Bady Geara 999, bairro Santa Efigênia.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Acompanhe a gente!

A Casa de Cultura está aberta pra vocês 24h por dia!

Fique por dentro de tudo o que acontece na comunidade!

Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/casadeculturaEV

Seja nosso amigo no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12173329538927687410&rl=t

domingo, 29 de agosto de 2010

Concurso de redação promete agitar comunidades de JF

Dia 25 de setembro será realizado em oito escolas públicas de Juiz de Fora um concurso de redação cujo tema é o crack, a droga faz parte da realidade de muitos jovens e tem se tornado epidemia, destruindo famílias em todo o país.
Poderão particiar crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Os 50 primeiros colocados ganharão uma bicicleta. O concurso é mais uma iniciativa da Casa de Cultura Evailton Vilela para contribuir com a formação infantil e manter as crianças mais perto da educação e longe das drogas e da violência.

É muito importante que toda a sociedade juizforana se mobilize no apoio não apenas ao concurso mas principalmente ao combate às drogas.

Inscrições abertas em breve!

Não percam!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Negrinho da Beija-Flor está confirmado para a festa de Dia das Crianças

Para comemorar o Dia das Crianças, a Casa de Cultura está preparando dois dias de eventos para a comunidade.
Durante o dia a programação será voltada para a meninada, com pula-pulas, brincadeiras e algodão-doce. A noite, Negrinho da Beija-Flor fará um show com muito samba e animação. Aguardem!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Café com Hip Hop

Após um tempo sumido, o Café com Hip Hop volta em uma edição especial para o break.No dia 14 de agosto o Pró Musica de Juiz de Fora sediará uma competição de grupos de dança, hap, grafiteiros e DJs, no estilo de BBoys de toda a região.
O prêmio para o vencedor é de mil reais mais o troféu. As Inscrições podem ser feitas pelo site ou na hora do evento. O valor é 30 reais.
O lucro do evento, que cobrará entrada de 5 reais, será destinado à construção da nova unidade da Casa de Cultura.

Você pode ver o regulamento no site www.casadeculturaev.org.br

terça-feira, 15 de junho de 2010

Evento no Bairro Dom Bosco

O primeiro evento do projeto “Nosso filme” vai acontecer na sexta feira, dia 18 de junho, no Bairro Dom Bosco. “Queremos conscientizar todas as comunidades de Juiz de Fora sobre a cultura. Por isso passaremos por muitas delas ainda esse ano”-declara Negro Bussola.
A edição está marcada para começar às 18h. Não percam!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Novo projeto- Nosso Cine

A partir de equipamentos doados pela Prefeitura de Juiz de Fora e pelos Correios, a Casa de Cultura lança um novo projeto, de nível municipal. “Queremos mobilizar todas as comunidades da cidade e conscientizá-las sobre a cultura”,declara Negro Bussola.
Com quatro ilhas de edição de vídeo, quatro câmeras Minidvs. Duas câmeras fotográficas digitais e dois tripés, inicia-se a criação do Núcleo de Audiovisual, que será responsável não só pela criação de vídeos e curtas, mas também por oferecer aulas, teóricas e práticas, para a comunidade.”Nossa primeira proposta é fazer uma campanha de prevenção à prostituição e ao tráfico, utilizando o próprio protagonismo periférico”,esclarece Bussola.
Coordenado por Anderson Ereja, O Núcleo de Audiovisual deseja mostrar o outro lado da periferia,sem crimes e sem drogas. Os vídeos serão feitos pelos próprios integrantes da comunidade, após passarem por um treinamento feito na Casa. “A Casa de Cultura é uma instituição que dá a voz para quem é silenciado”,diz Bussola. “Queremos nos tornar exemplo mundial”.

sábado, 5 de junho de 2010

Inicia-se procura para a construção da Nova Unidade

“Estamos correndo atrás de verbas para construímos nossa nova unidade”,declaram Negro Bussola e Rafael Toti. A Casa de Cultura tem sede em um prédio alugado e está com projeto de construir em terreno próprio, há alguns metros do lugar atual, bem maior e mais moderna.
“Serão três andares e só na parte de baixo teremos cinco salas”,comenta Bussola. Hoje, a sede conta com cinco salas no total. Já o novo prédio terá, também, dois galpões e um elevador. “A nível estadual, poderemos ser classificados como um dos melhores projetos em relação à estrutura”,diz.
Doações estão sendo conseguidas através de call centers, mas todos podem contribuir:
www.casadeculturaev.org.br

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia das Crianças – 2010

Boa notícia para aqueles que aguardam os eventos da Casa de Cultura


A tão esperada festa junina da Casa de Cultura Evailton Vilela não se será realizada neste ano de 2010. Isso porque a casa vai comemorar nos dias 11 e 12 de outubro o dia das crianças. “Esse ano estamos economizando devido ao nosso problema de desapropriação. Então vamos deixar de fazer a festa junina para investir apenas no dia das crianças, que terá muitas atrações”, é o que diz Jefferson da Silva Januário, o Negro Bússola, fundador da casa de cultura.
A festa será realizada na Rua Bady Geara 999, bairro Santa Efigênia, sede da instituição. Contará com atividades recreativas durante o dia e a noite barraquinha de brinquedos, algodão-doce e ainda a presença do neguinho da Beija-flor. “Ele é um parceiro nosso de longa data, sempre vem nos prestigiar”, relata Negro Bússola.
A presença do sambista (?) promete chamar a atenção de toda a comunidade e de bairros mais próximos. “Esperamos que venha muita gente esse ano, tomara que a festa seja um sucesso!”, diz Rafael Toti, um dos repensáveis pelo projeto casa.
A Casa de Cultura Evailton Vilela tem o objetivo de complementar as lacunas criadas pela omissão do poder público na periferia têm como “armas” principais o esporte, a cultura e o lazer. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e também aos sábados das 9h às 18h.

sábado, 29 de maio de 2010

Prazer, de novo!



A Casa de Cultura Evailton Vilela foi criada em 2007 e atende, atualmente, mais de 600 pessoas de faixas etárias diversas, que variam de crianças de 4 anos à terceira idade, vindas de diversos bairros da cidade. Localizada no bairro Santa Efigênia, em Juiz de Fora (MG).
O espaço oferece oficinas de hip hop (grafite e break), balé, dança de salão, canto, violão, artesanato, capoeira, karatê, informática, alfabetização e pré-vestibular. A Casa de Cultura conta, ainda, com uma biblioteca, destinada a consultas e pesquisas.
Com um objetivo totalmente voltado para fazer com que a qualidade de vida dos moradores da zona periférica da cidade seja melhor, os fundadores do centro cultural, a mantém aberta a todos os interessados de forma gratuita, apenas o balé cobra uma taxa mensal. De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, Rafael Toti a casa cobra uma mensalidade no valor de 10 reais para aqueles que fazem balé: “precisamos dessa taxa para pagar a professora”
Casa de Cultura é uma porta para o esporte, cultura e lazer, é um projeto que tenta preencher as lacunas criadas pela omissão do poder público. O espaço fica na Rua Bady Geara 999, bairro Santa Efigênia, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e também aos sábados das 9h às 18h.
Mesmo com todo esse trabalho social realizado, a Casa de Cultura Evailton Vilela passa por dificuldades. Desde início do ano o proprietário do imóvel ocupado pelo projeto exige a saída dos participantes ou a compra total do imóvel.
O valor estipulado é de 80 mil reais. A casa de cultura está realizando uma campanha de arrecadação para atingir esse valor

Para participar, basta entrar em contato com o telefone (32)3213-2800 e ajudar não apenas um instituição e, sim, uma comunidade.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Corredor cultural no Sta Efigênia

O corredor cultural da cidade vai contar com atividades aqui no bairro Sta Efigênia!!!
Boa oportunidade para integração e claro um pouco de cultura!

Todas as atividades ocorrem na Praça Antônio Albuquerque, que fica na Avenida Pedro Afonso Pinheiro

Se você vai, conte pra gente se curtiu


SÁBADO: 29 de maio de 2010

10h Contadores de História Estação Palco
11h Contação de histórias, com Cia Teatral Domínio Público
19h Sessão de cinema: Filme “Up!”

DOMINGO: 30 de maio de 2010

19h Show com MC Buchecha, André Ramiro e Mano Brown

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hip Hop é arte

O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1970 nos Estados Unidos. Muito tempo já se passou desde de então, o movimento cresceu, se expandiu e hoje é uma realidade em diversos países. Sendo considerada cultura das ruas, o movimento reivindica espaço e voz para as periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades, os desejos e medos de uma parcela da sociedade muitas vezes esquecida Em Juiz de Fora, mais que ser um movimento de revindicação a cultura hip hop ajuda a trazer para jovens e crianças uma oportunidade de alçar voos maiores. A Casa de Cultura Evailton Vilela é dos locais que oferecem toda a estrutura necessária para o interessado em se desenvolver nessa área faça isso da maneira mais fácil possível De acordo com o fundador da Casa de Cultura, Negro Bússula o hip hop ajuda a manter longe das “ruas” crianças que antes não tinham escolha. O projeto permite que os integrantes entrem em contato com a arte e assim evitam o crime e as drogas: “Não queria ver os problemas sociais e permanecer passivo diante deles” explica Negro Bússola quando perguntado sobre o que o motivou a iniciar a Casa de Cultura Para Adalgisa Anderson, moradora do bairro Ipiranga (próximo ao bairro Sta. Efigênia) assistido pela casa de cultura) o hip hop, assim como o funk, são pontos de diversão e retratam bem a realidade: “Acho muito legal, é um outro lado para nossas crianças, além de ser muito divertido, gosto principalmente das batalhas de dança” dis Batalhas de dança, espécie de enfrentamento lúdico de passos de dança, transformam a vida desses meninos e meninas em algo diferente, que agora reconhecem no hip hop uma saída.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Prêmio Itaú Unicef

A Casa de Cultura Evailton Vilela ganhou o prêmio de segundo lugar nacional de projetos de médio porte. A premiação foi por parte da Itaú e da Unicef, em competição que leva o nome das duas instituições.
Para Negro Bussola, esse prêmio dá uma maior visibilidade não só para a Casa, mas também para a cidade de Juiz de Fora. Ele destaque que só em Minas Gerais foram mais de 210 inscritos nessa categoria